Page 23 - Quando crescer quero ser hipopótamo
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IV – INDO ALÉM DA SALA DE AULA

     Depois de realizar as atividades com os alunos, incentive-os a levar esse aprendi-
zado para o ambiente familiar, promovendo a difusão da literacia. A literacia familiar é
um conjunto de práticas que nascem na convivência entre pais e filhos e que estimu-
lam, desde cedo, a leitura de forma lúdica e participativa. Essas práticas e interações
são responsáveis por despertar os pequenos para a comunicação verbal, corporal ou
escrita. Entre elas estão a leitura em voz alta de livros infantis, o diálogo travado com
as crianças desde o seu primeiro dia de vida, a facilitação de materiais para que as
crianças desenhem e rabisquem, entre outros.

     No entanto, nem todas as crianças tiveram uma participação efetiva dos pais,
familiares e cuidadores quanto à leitura. Por isso, como é observado na PNA (2019,
p. 23), “os principais beneficiários dessas atividades são as famílias de nível socioe-
conômico mais baixo, cujas crianças se encontram em desvantagem com relação às
demais”. Além disso, a literacia familiar ajuda a fortalecer vínculos familiares; nesse
sentido, embora essa prática seja especialmente importante para as crianças me-
nores, ela pode continuar sendo realizada com outras faixas etárias, pois é nítido o
progresso nos níveis de literacia quando se tem o estímulo e o auxílio da família.

     Uma forma de incentivar e promover a leitura no ambiente familiar para essa fai-
xa etária é apresentar aos pais e responsáveis o livro trabalhado em sala de aula. Por
isso, ainda em sala de aula, instigue os alunos a contar para os pais a história do livro
e as atividades realizadas a partir dele.

Quando crescer quero ser hipopótamo

     Incentive os alunos a se aproximar de seus pais ou responsáveis e dizer “Quando
crescer, quero ser hipopótamo” – o inusitado da frase certamente instigará a curiosi-
dade dos adultos. A partir disso, eles podem começar a contar a história do livro para
explicar o motivo de terem dito a frase. Se possível, os alunos devem estar com o livro
a fim de mostrá-lo para suas famílias.

     Oriente os alunos a conversar com suas famílias sobre o livro e as conclusões às
quais chegaram a partir dessa leitura. Em sala de aula, convide aqueles alunos que se
sentirem à vontade a contar para a turma como foi essa conversa.

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