Page 21 - BROCHE_MDP
P. 21

VI – BIBLIOGRAFIA COMENTADA

     •	 B RASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Na-
         cional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB, 2017. Disponível em: http://
         basenacionalcomum.mec.gov.br/abase. Acesso em: 16 dez. 2021.

           O documento estabelece as bases para o trabalho em sala de aula na Educação Básica brasi-
           leira. A proposta de desenvolver habilidades e competências, partindo do contato com obje-
           tos do conhecimento relevantes para o sujeito e a sociedade, busca formar um aluno crítico,
           criativo e autônomo.

     •	 B RASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Alfabetização. Política Nacional
         de Alfabetização. Brasília: MEC, Sealf, 2019. Disponível em: https://alfabetizacao.
         mec.gov.br/images/pdf/caderdo_final_pna.pdf. Acesso em: 16 dez. 2021.

           Documento que elenca propostas que buscam elevar a qualidade da alfabetização no Brasil.

     •	 COMO funciona o xintoísmo? [S. l.: s. n.], 2021. 1 vídeo (12 min). Publi-
         cado pelo canal Plano Piloto. Disponível em: https://www.youtube.com/
         watch?v=4yNTVkOaCsc. Acesso em: 16 dez. 2021.

           Vídeo que explica com detalhes o que é o xintoísmo.

     •	 MARTINS, Miguel. Literacia familiar não significa ensinar crianças a ler em
         casa. Nova Escola, 2 mar. 2020. Disponível em: https://novaescola.org.br/
         conteudo/18903/literacia-familiar-nao-significa-ensinar-criancas-a-ler-em-casa.
         Acesso em: 16 dez. 2021.

           Essa publicação traz uma reflexão desenvolvida por Catherine Snow, professora de Harvard,
           a respeito do papel das famílias no desenvolvimento da literacia infantil, revelando como
           práticas simples, de conversas a brincadeiras, podem ser poderosas para ajudar a construir
           conhecimentos.

     •	 PIRES, Fernando A. O conto do broche de madeira. São Paulo: LeCHAT, 2021.

           Obra objeto de estudo deste material.

                                                                                                               21
   16   17   18   19   20   21   22