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VI – BIBLIOGRAFIA COMENTADA
• B RASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Na-
cional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB, 2017. Disponível em: http://
basenacionalcomum.mec.gov.br/abase. Acesso em: 16 dez. 2021.
O documento estabelece as bases para o trabalho em sala de aula na Educação Básica brasi-
leira. A proposta de desenvolver habilidades e competências, partindo do contato com obje-
tos do conhecimento relevantes para o sujeito e a sociedade, busca formar um aluno crítico,
criativo e autônomo.
• B RASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Alfabetização. Política Nacional
de Alfabetização. Brasília: MEC, Sealf, 2019. Disponível em: https://alfabetizacao.
mec.gov.br/images/pdf/caderdo_final_pna.pdf. Acesso em: 16 dez. 2021.
Documento que elenca propostas que buscam elevar a qualidade da alfabetização no Brasil.
• COMO funciona o xintoísmo? [S. l.: s. n.], 2021. 1 vídeo (12 min). Publi-
cado pelo canal Plano Piloto. Disponível em: https://www.youtube.com/
watch?v=4yNTVkOaCsc. Acesso em: 16 dez. 2021.
Vídeo que explica com detalhes o que é o xintoísmo.
• MARTINS, Miguel. Literacia familiar não significa ensinar crianças a ler em
casa. Nova Escola, 2 mar. 2020. Disponível em: https://novaescola.org.br/
conteudo/18903/literacia-familiar-nao-significa-ensinar-criancas-a-ler-em-casa.
Acesso em: 16 dez. 2021.
Essa publicação traz uma reflexão desenvolvida por Catherine Snow, professora de Harvard,
a respeito do papel das famílias no desenvolvimento da literacia infantil, revelando como
práticas simples, de conversas a brincadeiras, podem ser poderosas para ajudar a construir
conhecimentos.
• PIRES, Fernando A. O conto do broche de madeira. São Paulo: LeCHAT, 2021.
Obra objeto de estudo deste material.
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