Page 27 - Quando crescer quero ser hipopótamo
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VI – BIBLIOGRAFIA COMENTADA

     •	 A BRAMOVICH, F. Literatura infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipio-
         ne, 1989.

           Neste livro, a autora trabalha com vários aspectos da literatura infantil, como temas e lingua-
           gem, e discute artifícios para levar as crianças a perceber o livro literário como um objeto
           lúdico.

     •	 BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacio-
         nal Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB, 2017. Disponível em: http://
         basenacionalcomum.mec.gov.br/abase. Acesso em: 22 dez. 2021.

           A BNCC estabelece as bases para o trabalho em sala de aula na Educação Básica brasileira.
           A proposta de desenvolver habilidades e competências partindo do contato com objetos do
           conhecimento relevantes para o sujeito e a sociedade busca formar um aluno crítico, criativo
           e autônomo.

     •	 B RASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Alfabetização. Política Nacion-
         al de Alfabetização. Brasília: MEC, Sealf, 2019. Disponível em: https://alfabet-
         izacao.mec.gov.br/images/pdf/caderdo_final_pna.pdf. Acesso em:
         22 dez. 2021.

           Documento que busca elevar a qualidade da alfabetização no Brasil.

     •	 C ABRAL, Leonor Scliar. Processos psicolinguísticos de leitura e a criança.
         Letras de hoje, Porto Alegre, v. 19, n. 1, p. 7-20, 1986. Disponível em: https://
         revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/17425/11161. Aces-
         so em: 2 dez. 2021.

           O texto discute como se dá, por meio dos processos psicolinguísticos, a aprendizagem da
           criança e a importância da leitura nesse contexto.

     •	 CANDIDO, A. O direito à Literatura. In: CANDIDO, A. Vários escritos. Rio de
         Janeiro: Ouro sobre Azul, 2011. p. 171-193.

           Nesse texto, Antonio Candido fala da importância da literatura para a formação emocional e
           intelectual dos indivíduos – e, por isso, da necessidade de levar bons textos para os estudan-
           tes em sua formação como indivíduos e cidadãos.

     •	 F ARIA, M. A. Como usar a literatura infantil na sala de aula. São Paulo: Con-
         texto, 2004.

           Nesse interessante e importante livro, a autora nos brinda com reflexões e sugestões de prá-
           ticas para trabalhar textos de literatura infantil em sala de aula e conseguir resultados efetivos
           para a formação emocional e intelectual das crianças.

     •	 KLEIMAN, Â. Oficina de leitura: teoria e prática. São Paulo: Pontes/Unicamp, 1993.

           O livro busca apresentar teoricamente a importância da leitura em sala de aula e traz uma
           série de atividades práticas que podem nortear o trabalho do professor. É especialmente
           interessante a possibilidade interdisciplinar proposta pela autora, abrindo a perspectiva de
           trabalhar a leitura literária junto a outras disciplinas.

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