Page 27 - Quando crescer quero ser hipopótamo
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VI – BIBLIOGRAFIA COMENTADA
• A BRAMOVICH, F. Literatura infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipio-
ne, 1989.
Neste livro, a autora trabalha com vários aspectos da literatura infantil, como temas e lingua-
gem, e discute artifícios para levar as crianças a perceber o livro literário como um objeto
lúdico.
• BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacio-
nal Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB, 2017. Disponível em: http://
basenacionalcomum.mec.gov.br/abase. Acesso em: 22 dez. 2021.
A BNCC estabelece as bases para o trabalho em sala de aula na Educação Básica brasileira.
A proposta de desenvolver habilidades e competências partindo do contato com objetos do
conhecimento relevantes para o sujeito e a sociedade busca formar um aluno crítico, criativo
e autônomo.
• B RASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Alfabetização. Política Nacion-
al de Alfabetização. Brasília: MEC, Sealf, 2019. Disponível em: https://alfabet-
izacao.mec.gov.br/images/pdf/caderdo_final_pna.pdf. Acesso em:
22 dez. 2021.
Documento que busca elevar a qualidade da alfabetização no Brasil.
• C ABRAL, Leonor Scliar. Processos psicolinguísticos de leitura e a criança.
Letras de hoje, Porto Alegre, v. 19, n. 1, p. 7-20, 1986. Disponível em: https://
revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/17425/11161. Aces-
so em: 2 dez. 2021.
O texto discute como se dá, por meio dos processos psicolinguísticos, a aprendizagem da
criança e a importância da leitura nesse contexto.
• CANDIDO, A. O direito à Literatura. In: CANDIDO, A. Vários escritos. Rio de
Janeiro: Ouro sobre Azul, 2011. p. 171-193.
Nesse texto, Antonio Candido fala da importância da literatura para a formação emocional e
intelectual dos indivíduos – e, por isso, da necessidade de levar bons textos para os estudan-
tes em sua formação como indivíduos e cidadãos.
• F ARIA, M. A. Como usar a literatura infantil na sala de aula. São Paulo: Con-
texto, 2004.
Nesse interessante e importante livro, a autora nos brinda com reflexões e sugestões de prá-
ticas para trabalhar textos de literatura infantil em sala de aula e conseguir resultados efetivos
para a formação emocional e intelectual das crianças.
• KLEIMAN, Â. Oficina de leitura: teoria e prática. São Paulo: Pontes/Unicamp, 1993.
O livro busca apresentar teoricamente a importância da leitura em sala de aula e traz uma
série de atividades práticas que podem nortear o trabalho do professor. É especialmente
interessante a possibilidade interdisciplinar proposta pela autora, abrindo a perspectiva de
trabalhar a leitura literária junto a outras disciplinas.
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