Page 24 - Quando crescer quero ser hipopótamo
P. 24
(EF15LP13) Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos
comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar expe-
riências etc.).
(EF15LP09) Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preo-
cupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom
de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.
(EF35LP21) Ler e compreender, de forma autônoma, textos literários de di-
ferentes gêneros e extensões, inclusive aqueles sem ilustrações, estabelecendo
preferências por gêneros, temas, autores.
Conhecendo os avós
Envie um comunicado para as famílias contando um pouco da história do livro
Quando crescer quero ser hipopótamo, que fala sobre a visita de um avô até então
desconhecido para Paulinho. Se possível, envie o livro para que os familiares o leiam.
Peça, então, que os alunos façam uma entrevista para que os pais ou responsáveis
contem um pouco sobre os avós, quem são/foram, onde nasceram, qual é/era sua
profissão, como foi o relacionamento entre eles etc. Ainda que os alunos conheçam os
avós, essa entrevista tem como objetivo ver esses familiares sob o ponto de vista dos
pais dos alunos. As crianças devem produzir um texto a partir desses relatos. Em sala
de aula, aqueles alunos que se sentirem à vontade podem compartilhar seus textos.
(EF35LP07) Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gra-
maticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal,
pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas
em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.
(EF35LP09) Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em pa-
rágrafos segundo as normas gráficas e de acordo com as características do gê-
nero textual.
24