Page 28 - Quando crescer quero ser hipopótamo
P. 28
• K RAMER, S. Formação inicial e continuada: do direito dos professores à escri-
ta e à leitura literária. In: FONTOURA, H.; SILVA, M. (Org.). Formação de pro-
fessores, culturas: desafios à pós-graduação em Educação em suas múltiplas
dimensões. Rio de Janeiro: ANPED Nacional, 2011. p. 37-49.
Neste artigo, Kramer trabalha com a necessidade de o professor ser também um leitor profi-
ciente para aplicar estratégias interessantes em sala de aula de forma a criar uma comunidade
leitora com as crianças.
• MICHELETTI, G. Existe uma estética específica da Literatura Infantil? In:
Seminário Estadual de Literatura Infantojuvenil, 1, 1990, São Paulo. Anais […].
São Paulo: Faculdades Tereza Martin, 1990.
Neste artigo, a autora discute as características do texto literário infantil e formas de se apro-
priar dessas características para um efetivo ensino em sala de aula.
• S OLÉ, I. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
O livro apresenta uma série de estratégias de leitura que permitem ao professor trabalhar de
diferentes maneiras os livros em sala de aula a fim de permitir o desenvolvimento da leitura
com as crianças de modo que consigam interpretar e compreender textos escritos de diferen-
tes gêneros.
28